
Liberte-se: aprenda a se posicionar e assuma o controle da sua vida
Esse é o meu mais novo projeto profissional! O meu objetivo a ajudar as pessoas que têm dificuldade de dizer "não" e impor limites. Esse foi um problema que me trouxe prejuízo por muitos anos, e nesses 11 anos de consultório eu acompanhei muitas pessoas que estavam vivendo uma vida muito diferente da que gostariam por terem ditos muito "sim" quando na verdade queriam dizer "não". Então, vem comigo que eu te explico de que maneira eu posso te ajudar a se libertar de tudo o que te prende de viver a vida que você quer viver!
Existem diferentes motivos que fazem uma pessoa desenvolver e fortalecer ao longo da vida a dificuldade se posicionar e impor limites. Todos nós já nascemos com características de temperamento, que são inatas e geneticamente herdadas, e algumas delas (como a tendência maior à sentir medo) já favorecem o medo de dizer "não". Mas é o somatório das características de temperamento, com a educação que recebemos, com as experiências que vivemos que fazem com que muitas pessoas tenham medo de desagradar, de criar conflito e se sintam muito culpadas ao contrariar os outros. E as consequências disso costumam ser exaustão, Burnout, ansiedade, ressentimento das pessoas, raiva reprimida, depressão, dentre outras...
​
No meu caso (que eu te conto com mais detalhes lá no meu Instagram no story destaque "Sobre mim"), apesar de eu ter sempre lutado, desde muito pequena, para impor limites e conseguir viver do jeito que eu gostaria, o máximo que eu consegui fazer por muitos anos foi brigar e falar os meus limites, mas na prática eu não sustentava o meu posicionamento e no final das contas só criava conflito enquanto seguia fazendo o que esperavam de mim. Foi só na vida adulta, depois de muito tempo de terapia, que eu consegui aprender a impor limites saudáveis e me dar conta de que minha vida estava cada vez mais tomando um rumo contrário ao que eu gostaria, e que muitas das minhas escolhas não tinham sido na verdade minhas. E jamais esquecerei a sensação boa que eu senti na primeira vez em que eu olhei ao meu redor e vi que eu estava exatamente onde eu queria estar; o dia que eu voltei a ser eu! E foi assim que eu descobri que impor limites e dizer "não" é libertador, e por ter sentido isso e ouvido muitos pacientes também expressarem o que estavam sentido com essa palavra, que eu resolvi chamar esse meu novo projeto profissional de Liberte-se.
​
Eu sei que mesmo quando estamos fazendo terapia é difícil ultrapassar a barreira do medo e da culpa porque a terapia é 1 hora na semana, enquanto as situações que exigem o nosso posicionamento e as nossas mudanças são diárias, podendo parecer por vezes bastante assustadoras. É por isso que eu criei um grupo de whatsapp e um canal no Telegram no qual envio mensagens para que as pessoas lembrem da importância de estabelecer limites, que todos temos o direito de dizer "não" e fazermos as nossas escolhas, que impor limites não é o mesmo que brigar, que em relações saudáveis a nossa vontade e os nossos desejos são respeitados, que também precisamos aceitar e respeitar os "nãos" das outras pessoas, e dou dicas de como podemos nos comunicar de maneira mais assertiva.
​
A ideia é futuramente criar uma comunidade na qual as pessoas possam se apoiar e trilharem juntas essa nova etapa das suas vidas. Para que você possa entender como a imposição de limites, ou a falta deles, pode estar afetando a sua vida e as suas relações, eu deixei um teste gratuito (adaptado e livremente traduzido do livro Set Boundaries and find peace, da autora Nedra Glover Tawwab) logo aqui embaixo e você pode fazer a qualquer momento. ​No meu Instagram também tem uma série de postagens só sobre esse tema, e falarei delas lá no grupo. Então me segue lá! Espero contar com você nessa jornada e vai ser uma grande honra exercer esse papel tão importante na sua vida. Até mais!
​