
Minhas Abordagens
Um processo de psicoterapia deve ser baseado em alguma abordagem teórica na qual um psicólogo deve se especializar, após a graduação, caso queira oferecer um trabalho de qualidade em seu consultório. São as abordagens teóricas que definem a maneira como o profissional vai atuar com o seu paciente e existem diversas abordagens que podem ser muito distintas uma das outras, embasadas, por vezes, em teorias e técnicas completamente opostas. Portanto, saber o conceito principal de algumas abordagens pode ser crucial para que a sua escolha por um profissional tenha maiores chances de contemplar seus interesses e ser, consequentemente, um tratamento efetivo. Caso você prefira, por exemplo, um tipo de terapia na qual você você receba feedbacks e seja ensinado sobre alguns conceitos da psicologia para se entender melhor, uma das Terapias Cognitivo Comportamentais (TCCs) vai ser mais indicada para você do que outras abordagens na qual o psicólogo entende que é melhor ajudar o paciente a refletir sem um posicionamento ativo de propor exercícios ou dar feedbacks. A TCC foi criada há muitos anos, como a única abordagem que partia do princípio que ajudar os pacientes a mudarem seus pensamentos e comportamentos mudaria suas emoções. Com o tempo, outras abordagens surgiram ampliando o conceito inicial da TCC "clássica", contemplando no tratamento não somente os pensamentos e comportamentos mas também outros fatores como as emoções, as origens dos problemas, os contextos da vida atual do paciente, dentre outras possibilidades. Então, atualmente existem muitas TCCs, todas amparadas na crença de que mudar os pensamentos, comportamentos e ensinar o paciente sobre o seu funcionamento é necessário para a o sucesso do tratamento, ao mesmo tempo em que também existem outras abordagens que partem de premissas completamente distintas. Cada pessoa responde ao tratamento de forma diferente e, portanto, não existe um método padronizado indicado para todos os pacientes. A melhor abordagem terapêutica é aquela que faz você se sentir mais à vontade no tratamento, mais motivado para as mudanças, seguro e confiante. As abordagens nas quais eu me especializei, e utilizo em meus atendimentos, são a TCC "clássica" e a Terapia do Esquema.
Terapia Cognitivo Comportamental (TCC): Objetivo da TCC é ajudar as pessoas a identificarem e mudarem padrões de pensamentos e comportamentos que estão causando problemas em suas vidas, visando o entendimento de como estes fatores afetam atualmente os seus sentimentos, suas visões de mundo e suas relações. Deste modo, a identificação das crenças limitantes e o desenvolvimento de novas habilidades auxiliam na superação dos desafios da vida e no estabelecimento de relações saudáveis.
​
Terapia do Esquema (TE): A TE é um tipo de TCC e se diferencia por dar ênfase à investigação das origens dos problemas psicológicos na infância, já que é nesta fase da vida que as crenças disfuncionais se desenvolvem, fazendo com que os pacientes cheguem à vida adulta com limitações emocionais profundamente enraizadas e prejudiciais. O objetivo é que, através de técnicas comportamentais e vivenciais, o paciente ressignifique sua história para que consiga substituir os pensamentos e comportamentos que lhe prejudicam por outros que lhe permitam serem mais resilientes diante das adversidades e obstáculos da vida, para que assim vivam uma vida mais leve e alinhada aos seus valores. A boa relação entre o paciente e o terapeuta é considerada fundamental para o sucesso do tratamento.